sexta-feira, 11 de outubro de 2013

.... AS SALAS DE AULAS NÃO SÃO MAIS AS MESMAS...




                                 A   infância  não é a mesma de tempos atrás.
A criança de hoje é influenciada por diferentes mídias e convive naturalmente com todas elas.           A vida, desde cedo, é permeada pela televisão, pelo videogame, pelo computador, pela internet, e pro outros recursos eletrônicos. Diante desta nova criança, a dúvida é como a escola vem dando conta do assunto.
O meu trabalho passou a ser um  desafio, a partir do momento em que conscientizei do meu papel  de educadora da era digital e, por isso, venho buscando formação para tornar meus alunos capazes de navegar entre  tantos dados, atuado como estimulador do processo de seleção crítica e organização das informações. Tornando o computador mais um instrumento para o aluno se expressar significativamente.
Desta maneira tornando  as mídias um suporte motivador e facilitador do processo de aprendizagem.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ALÉM DO HIPERTEXTO....


o conceito de hipertexto remete a uma escritura eletrônica não-sequencial e não-linear que rompe com as estruturas do texto convencional linear. Imerso dentro da virtualidade, o leitor possui maior liberdade de navegação por estar imerso em um continuum de discursos que se interconectam através de hiperlinks. Da mesma maneira que frui, o receptor também decide os caminhos a seguir em sua leitura, incorporando novas informações e rotas de navegação. O leitor possui uma participação ativa no hipertexto, justamente porque influencia tanto na ordem quanto no conteúdo da leitura.

HIPERTEXTO


HIPERTEXTO


EDUCAÇÃO


terça-feira, 17 de setembro de 2013

PROFESSOR E APRENDIZ...

No contexto atual, os desafios do professor aprendiz se multiplicam e exigem que a função seja desempenhada com características de mediação e de orientação, muito mais do que tradicionalmente foi requerida, ou seja, como “condução” em direção à transmissão e reprodução do conhecimento.
Para que ocorram transformações inovadoras é preciso que se formem educadores pesquisadores com visão ampla de futuro, com idéias que ultrapassem os limites da escola, há necessidade de educadores comprometidos com a idéia de comunidades de aprendizagem.
A importância do professor nesse contexto tecnológico é indiscutível porque o calor humano é insubstituível e ajuda no desenvolvimento de habilidades como construção do saber, interpretação do que é proposto, dito, ouvido e visto aprendizagem das habilidades de pensar, partilhar e filtrar informações, levando o aprendiz a tornar-se um indivíduo mais crítico e reflexivo.
O papel do professor nesta tarefa é fundamental, pois a educação é uma interação entre pessoas. O professor é o mediador, figura insuperável no sentido da relação que ele estabelece com o aluno. O professor é insubstituível, mas tem por obrigação ter acesso aos meios de informação e comunicação para que o aluno possa se inserir melhor num mundo globalizado. Essas novas tecnologias devem ser grandes aliadas, não substituindo a leitura e a escrita.
A educação, inserida nesse novo contexto sofre grandes transformações constantemente. Cada dia é uma nova realidade...

EU = CONTEXTO



Tempos novos, em que a maneira de pensar do indivíduo moderno é influenciada pelo descobrir, criar e refletir, em que as certezas se transformam em interrogações. Tempos novos, em que a relação com o conhecimento experimenta mudanças decorrentes de uma criação constante do diferente, e a singularidade e a pluralidade se tecem de forma articulada. Por isso, para acompanhar estas transformações, precisa-se ter uma visão ampla e crítica das novas formas de aquisição do conhecimento e das novas tecnologias da informação e comunicação, na obtenção de uma qualidade de educação e vida.
A educação, cada vez mais, volta-se para a capacidade do indivíduo em fazer escolhas e para a quebra dos mecanismos de alienação social, que o impedem de optar pelo que é melhor para si e para o grupo onde vive. Desta forma, a escola está sendo solicitada a contribuir na formação de um indivíduo com várias competências, ajudando-o a compreender a sua realidade e a refletir sobre ela. E o professor, a promover a integração dos grupos, a partir da conscientização e aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa, convivência dentro da diversidade humana e aprendizagem por meio de cooperação.

domingo, 15 de setembro de 2013

SER PROFESSOR.....

O PROFESSOR  tem que possuir um perfil, no qual acredite na transformação, que goste de mudança e que para isso seja eternamente curioso
O PROFESSOR  é um semeador cuja habilidade maior é cultivar terrenos de todas as espécies por meio de instrumentos, no mínimo, peculiares: a palavra, o amor, o afeto, o respeito, a dedicação e a esperança.
Portanto, o papel do professor abrange mais do que a rotina de sala de aula, mas completa-se pelo cuidado do professor em relação ao seu aluno. Partindo desta ideia, é possível perceber a necessidade do  professor ter um olhar zeloso sobre a criança; um olhar que o acompanhe em casa junto a família, no pátio, nos corredores da escola e principalmente dentro da sala de aula. Para tanto, é necessário que haja envolvimento, afeto, dedicação, pois somente assim formar-se-á cidadãos mais reflexivos que contribuirão para uma sociedade melhor.


sábado, 14 de setembro de 2013

EU...


Ninguém melhor que Clarice Lispector para me descrer:
‘’Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar.’’